A creche Casa do Bebé, instalada em propriedade municipal, no âmbito do projecto B.a.Bá, na Rua Prof. Jorge da Silva Horta 3, na freguesia de Benfica, em Lisboa, é uma resposta social, vocacionada para o desenvolvimento das crianças desde os quatro meses aos três anos de idade, proporcionando-lhes actividades educativas e de apoio à família.

A entidade titular da Casa do Bebé é a Associação Crescer e Formar, ACF, fundada em 26 de Junho de 2017, com sede na Rua Professor Jorge Silva Horta nº 3, 1500 – 499 Lisboa.

Sendo, em larga medida, uma iniciativa dos trabalhadores da creche, a que aderiram muitos dos pais das crianças que a frequentam, a ACF visou, antes de mais, resolver o vazio institucional aberto pelo processo de extinção da Associação de Socorros Mútuos dos Empregados do Estado (ASMEE), entidade anteriormente titular da creche.

Foi, portanto, no contexto de uma emergência que a ACF surgiu, sendo sua tarefa primordial permitir a continuidade do trabalho desenvolvido pelas suas educadoras e pela sua direcção pedagógica na Casa do Bebé.

A ACF é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de âmbito nacional e sem fins lucrativos, que, através da quotização dos seus associados, prossegue a prestação de apoio social e formativo a crianças e jovens, visando o desenvolvimento humano em todas as suas vertentes.

A ACF visa realizar, plena e irrestritamente, o princípio da igualdade, a liberdade de aprender e ensinar, o direito e o dever dos pais na educação dos filhos e a protecção da infância, submetendo a sua actuação à dignidade da pessoa humana, fundadora de toda a ordem de Direito e consagrada na Constituição da República Portuguesa.

As actividade principais da ACF são a administração e gestão de creches e jardins de infância, o aproveitamento dos tempos livres de crianças e jovens, o centro de apoio ao estudo e as práticas artísticas, desportivas e recreativas dedicadas a menores.